Firewalking: Porquê Caminhar Sobre as Brasas?… 9 Vezes!

Workshop #RumoAos100k
Firewalking: Porquê Caminhar Sobre as Brasas?... 9 Vezes!

Há mistérios, boatos, superstições e pseudo-ciência quando se fala de “Firewalking” ou “Caminhar Sobre Brasas”. Eu não falo de nenhuma teoria nem dou qualquer explicação, somente quero partilhar minha experiência.

A minha história com o firewalking começou em Janeiro de 2016 em Miami, Florida, onde andei sobre brasas pela primeira vez.

O efeito que a experiência teve em mim eu não tive na altura uma consciência completa. Mal sabia eu o que iria acontecer nos 14 meses seguintes!

Eu tinha sido convidado a participar num mastermind de marketing digital, empowerment e liderança, com o nome de Generation Hero, juntamente com uma quarentena de outras pessoas escolhidas de todo o mundo e o meu negócio pessoal estava a passar uma fase desconcertante.

Andava a resistir a uma ideia poderosa: a criação da comunidade da Tribo como a temos hoje: colaborativa, aberta a todas as pessoas de todos os negócios, baseada no desenvolvimento das pessoas e com a criação de modelos de rendimento baseados no valor de cada um e com um elevado sentido de responsabilidade social.

Sabes como te sentes quando tens uma ideia que não te larga? Que, quanto mais tentas afastá-la, mais presente ela se torna? Eu estava nesse ponto, quando fui convidado a estar no Generation Hero 2016 em Miami e caminhei sobre brasas pela primeira vez.

(No vídeo: Em Miami na Mansão Generation Hero a caminhar sobre brasas juntamente com outros 40 participantes convidados de todo o mundo)

Eu tinha medo, as brasas estavam quentes, bem quentes, porém estava ao mesmo tempo entusiasmado pelo desafio e cheio de vontade de o superar.

Queria ter uma boa história para contar, e tive. Esta, que te estou a contar agora.

O facto é que não podia imaginar o que a experiência de passar pelo fogo e caminhar sobre brasas fez por mim:

Iniciou um processo de clarificação, da minha vida, da direção que queria seguir e principalmente do meu papel no mundo, pois eu pensava que não tinha nenhum.

Eu andava a lutar contra a ideia de criar a Tribo como ela é hoje porque estava preguiçoso: eu já sabia como ganhar dinheiro online, já tinha ganho mais de meio milhão de euros (resultados não típicos), e não precisava de criar sistemas, nem tecnologia, nem equipas.

Já o tinha feito por duas vezes no passado e sabia as dificuldades, o tempo, dinheiro e energia que seriam necessários e isso estava a impedir-me de tomar a decisão.

Porém quando passei pelo fogo entendi que as minhas dúvidas não vinham da preguiça, mas sim da falta de Visão.

Eu não tinha uma Visão muito maior do que o meu umbigo e não tinha uma Missão que valesse a pena todo o tempo, dinheiro e esforço do mundo.

Esse era o meu problema.

Nos 2 dias seguintes essa Visão tornou-se cada vez mais clara, dela derivou uma Missão e um conjunto de Valores, que, mais tarde deram origem ao Manifesto da Tribo, o momento fundador da equipa e do projeto.

Comecei imediatamente a pensar na possibilidade de proporcionar esta mesma experiência de Firewalking em Portugal e em Espanha para os membros da Tribo. e tornámos realidade no evento RISE 2017 pouco mais de um ano depois.

(No vídeo: a minha oitava e nona passagens caminhando sobre as brasas, durante o evento RISE 2017, da Tribo.)

O RISE 2017 teve como tema “Transformação“: a Transformação de Desafios em Resultados.

Reuniu 40 pessoas únicas. Alguns empreendedores, outros coaches, terapeutas, artistas, profissionais liberais, pessoas das vendas diretas e do multinível, de variadas empresas.

Uma coisa tinham em comum: um profundo desejo de transformação pessoal que lhes permitisse transformar os desafios do dia-a-dia em resultados duradouros.

Confesso:

Enquanto estava a ver os participantes a passarem sobre as brasas, aqui em Portugal, como eu tinha sonhado mais de um ano antes, e estava a ver a profunda clarificação das ideias, o poder de cada um a ser revelado à medida que cada um ia superando o medo… emocionei-me muito, muito mesmo.

Fiquei ali a olhar, orgulhoso e feliz por estar a ver em outras pessoas o mesmo processo incrível e profundo que eu tinha vivido um ano antes e que me tinha dado a clareza para tomar uma decisão que iriam impactar as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo, cada um nas suas casas.

Quando terminámos, depois de pouco mais de uma hora e de diversas passagens sobre as brasas, regressámos à sala para uma palestra e partilha de experiências.

Deixa que te diga uma coisa:

Haviam ali muitos participantes que mal se conheciam. Muitos deles estavam a ver-se pela primeira vez neste evento, e, durante a preparação do firewalking, uma horas antes, na sala, o receio era o sentimento mais comum, o nervoso miudinho misturado com o entusiasmo de fazer alguma coisa tão à frente.

Se eram meio-desconhecidos antes, depois de passarmos pelo desafio de caminhar sobre as brasas, sentimo-nos como irmãos.

Nada une mais as pessoas do que passarem por dificuldades juntos e superarem desafios juntos.

(No vídeo os participantes no RISE 2017 vivem a experiência de caminhar sobre brasas)

Os desafios que tivemos de superar, só para trazer o Firewalking para o evento RISE foram enormes, pois não há muita oferta de Firewalking em Portugal dentro da experiência que queria proporcionar.

Porém aconteceu uma coisa engraçada: por uma série de coincidências, acabámos por atrair João Wandschneider que faz firewalkings profissionalmente, usa outras ferramentas de transformação e terapias naturais e holísticas.

Hoje o João é um membro da Tribo e partilha da Visão, Missão e Valores que estão expressos no Manifesto, enquanto já começou a usar a filosofia da Tribo, o treino e as ferramentas para fazer da sua paixão a sua profissão, ter um impacto no mundo e fazer a diferença nas vidas de um número incontável de pessoas.

Estou inspirado por todo o evento Rise e pelo firewalking. Caminhar sobre as brasas produz muitos efeitos nas nossas mentes e nos nossos corações e, finalmente podemos fazer quantos firewalkings quisermos em Portugal e em Espanha.

E tu, o que pensas do Caminhar sobre brasas?
Já o fizeste? Como foi a tua experiência?
Nunca o fizeste e gostavas de fazer? Porquê? Tens Perguntas?

Partilha as tuas opiniões nos comentário abaixo.

 

 

 


Workshop #RumoAos100k

Recebe os Novos Artigos de RUI GABRIEL CONVENIENTEMENTE na Tua Caixa de Correio: 

Obrigado pelo teu comentário. Respondo sempre a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

4 thoughts on “Firewalking: Porquê Caminhar Sobre as Brasas?… 9 Vezes!

  1. Possa !!!
    Arrepiei-me todo… não sei se por emoção se por medo !!! Senti um conjunto de emoções, e, fiquei seriamente orgulhoso por te ver passar (provar) o fogo !!!
    Tentei imaginar-me e confesso que á primeira vista não teria sequer coragem de queimar a minha pele, mas ao mesmo tempo, sinto ums vontade desenfreada de me pôr á prova a mim mesmo, para dar resposta aos meus “bloqueios” (como tu fizeste)…
    Resumindo (acredito que)… “Quem não passa pelo fogo”, fica do mesmo jeito a vida inteira, fica que nem milho de pipoca que não estoura (não se transforma)… Não é assim Rui ?!

    • Creio que sim Jorge. Depois dessa vez já o fiz muitas outras e tenho proporcionado a mesma experiência a muitas dezenas de pessoas nos nossos eventos RISE na primavera de cada ano.