Existe Uma Solução Espiritual Para Todos os Problemas?

Workshop #RumoAos100k
Existe Uma Solução Espiritual Para Todos os Problemas?

“Existe Uma Solução Espiritual Para Todos os Problemas.” – Wayne Dyer

Sim, esta frase causou-me alguma aversão da primeira vez que a li:

 

  • Como é que a minha falta de saúde possa ser resolvida com “espiritualidade”?
  • Como é que a minha falta de tempo, de dinheiro, de capacidades, de competências… de amor, de …. … pode ser resolvida com “metafísicas”?

🙂 Deixa-me sorrir um pouco, e lê isto:

Coisas más acontecem com pessoas boas. Eu sei disso, tu sabes disso.

Hoje fiz uma reflexão acerca do que me trouxe fracassos e sucessos, alegrias e tristezas, dívidas e abundância, problemas e soluções.

Isto é muito interessante:

Na realidade um problema só o é quando não tem solução. A partir do momento em que encontras uma solução, mesmo que ainda não a tenhas posto em prática, esse problema passa a ser  somente “um Desafio” e cabe-te a ti executar o que for necessário para que a solução entre no jogo e elimine o problema. O resultado dessa tua ação chama-se “Superação”.

Certo?

Agora vou dizer-te algo ainda mais interessante: 
Na realidade, verdade verdadinha, “problemas” são coisa que não existe.

Vou contar-te uma história.

Durante anos um amigo, chamado Paulo, convidava-me para ir pescar. Logo no primeiro dia não sei como aquilo aconteceu, mas a minha linha que  pesca enrolou-se de tal forma num novelo que não havia maneira de a desenrolar,

Tentei desenrolá-la durante um bocado, mas depois de 5 minutos decidi que aquilo não tinha solução e desisti. O Paulo, por outro lado, olhou para mim, tirou-me a linha da mão e lá começou a dar voltas e voltas e depois de outros 5 ou 10 minutos tinha a linha de novo intacta.

Não sei se já passaste por algo assim, acredito que sim. A última vez que isso me aconteceu foi ontem mesmo com os auriculares. Tinha-os colocado no bolso e, quando os tirei estavam tão enleados que demorei bem 5 minutos para os desenlear.

Este é o facto: Diante da linha de pesca ou diante dos fios dos headphones enleados, alguma vez pensarias que “é mesmo assim” ou que “não tem solução“?

Eu pensei isso no caso da linha de pesca porque não queria estar com o trabalho, mas já não o pensei no caso dos headphones porque realmente queria ouvir música no meio da barulheira da rua.

Na verdade sabemos que a natureza da linha de pesca ou do fio dos headphones é serem direitos e que os nós foram somente adicionados.

A nossa natureza é abundante, fluida, perfeita, mas a nossa ação atrapalhada, pode começar a criar nós e novelos complicados.

O que aconteceu dentro do meu bolso que enleou os fios é um mistério para mim.

Parece magia, mas a verdade é que aquele resultado foi fruto da minha ação (colocar os headphones no bolso, e depois mexer-me durante horas) e das leis da física.

E é assim que ocorre com qualquer problema: Ação humana somada às leis da física pode dar um resultado que apreciamos (solução) ou um que não apreciamos (problema).

Sabendo que as leis da física não mudam, podemos afirmar que tanto os problemas como as soluções dependem exclusivamente da nossa ação.

Lógico?

Porém a nossa Ação é dirigida pelas nossas Decisões, e as nossas decisões são feitas com base no nossos Sistema Interior de Avaliação Racional e Emocional e estes sistemas funcionam baseados em outras leis: as leis da metafísica.

Estas leis determinam a forma como o mundo funciona para além da física.

É o reino do sentido que fazem as coisas, das conexões entre todas as pessoas do mundo, da sincronicidade, da unicidade entre todas as forças do universo, formas de vida, da conexão subtil entre todos os seres humanos, das energias positivas e negativas.

Nós, seres humanos somos uma ponte improvável entre estes dois mundos e fazemos agir um sobre o outro.

Não é espectacular saber que os nossos pensamentos e emoções, estão em sincronia com as leis físicas e metafísicas e que as nossas decisões vindas daí e as ações subsequentes têm o poder de enlear ou desenlear cada aspeto da vida?

Eu considero isto verdadeiro poder.

  • Cada problema financeiro cabe aqui.
  • Cada problema amoroso, cabe aqui.
  • Cada problema de saúde cabe aqui.
  • Cada problema mental, físico, psicológico, espiritual cabe aqui.

Quando ouvi o Wayne Dyer, há muitos anos, dizer que “Há uma solução espiritual para cada problema” pensei que ele estivesse a brincar comigo.

Nunca imaginei que os meus problemas financeiros e de saúde na época pudessem ser resolvidos com uma solução física e metafísica, mas essa foi a realidade.

Nós podemos de facto mudar a nossa realidade quando mudamos a nossa forma de pensar sobre os problemas.

Quando temos a certeza de que o caminho que estamos a trilhar é o caminho certo, as dificuldades, desafios ou problemas ganham um significado positivo: são aquilo que nos prepara para recebermos tudo aquilo a que temos direito.

São como o treino doloroso do atleta, ou o estudo difícil do estudante, ou o caminho esgotante do alpinista.

Já sabemos que todas as amarguras são parte do que precisamos passar para chegarmos onde desejamos.

Muitas pessoas não têm consciência disso e pensam que a dor é para sempre. Não é. A dor é passageira. Porém, ter esta consciência de que os problemas estão a cumprir um papel na nossa evolução, é um exercício de vida espiritual.

Espiritualidade não é religião, apesar de religião ser espiritualidade. Espiritualidade é a descoberta do Sentido das coisas, de como se relacionam, do papel que cumprem num plano maior. Isto é espiritualidade.

E espiritualidade vive-se com ação diária. Não é lendo livros somente. Não é meditando, somente. É isso tudo e muita ação. Fazer muito, depressa e bem. Fazer o mais possível, o melhor possível no mais curto espaço de tempo é um dos melhores exercícios espirituais que existem.

Dar o melhor todos os dias, a cada momento, saber que tens um projeto de vida, uma missão no mundo e dar tudo para a realizar, é um exercício profundo de espiritualidade e faz com que ganhes uma capacidade sobre-humana para resolver todo e qualquer tipo de problema que te apareça pela frente

Por isso, quando tens uma vida espiritual profunda, vês significados, conexões, ligações entre factos que outras pessoas não vêem. Encontras soluções que outras pessoas não encontram.

Esta reflexão hoje tem o objetivo de te dar uma mensagem de esperança e ao mesmo tempo de libertação e responsabilidade.

  • Todos os problemas têm uma solução, porque a natureza não comete erros.
  • A responsabilidade para achar essa ou essas soluções é tua.
  • Tudo pode ser conseguido se colocares a ação correta durante o tempo necessário.

Não é o máximo? Leste bem? Tudo Pode Ser Conseguido, Se Colocares a Ação Correta Durante o Tempo Necessário.

Para mim esta realidade é como uma moeda. Tem Liberdade numa face e Responsabilidade na outra e representa-nos a nós, seres humanos.

 

 


Workshop #RumoAos100k

Recebe os Novos Artigos de RUI GABRIEL CONVENIENTEMENTE na Tua Caixa de Correio: 

Obrigado pelo teu comentário. Respondo sempre a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

10 thoughts on “Existe Uma Solução Espiritual Para Todos os Problemas?

  1. Sim para qualquer tipo de problema ou doença existe uma solução.só depende de como enxergar o problema,e acreditar que tudo é possível.nossos pensamentos tem uma força incrível e pode nos levar à qualquer dimensão ou dominamos ou somos dominados.
    Incrível amei
    Muito obrigada 🙏

  2. Obrigado Rui por mais este excelente artigo.
    Há uns anos atrás e não vão assim tantos, via problemas em quase tudo. Hoje sei que a minha mente estava viciada numa determinada maneira de ver as coisas e tudo o que não estava de acordo com o meu pensamento que tenho de considerar “egoísta”, pequeninas coisas tornava-se enormes problemas. Tinha também uma aversão a religiões e confundia-as com espiritualidade. Nessa altura não teria perdido 1 minuto para ler este artigo porque o título só so por si provocaria de imediato o meu afastamento do artigo.
    Entretanto e graças a toda a aprendizagem destes últimos 3 anos, nomeadamente o desenvolvimento pessoal que adquiri nesta nossa comunidade da Tribo, tudo mudou. Continuo avesso a Religiões sejam elas quais forem mas estou trabalhar a minha espiritualidade e acredito totalmente na frase do Wayne Dyer que dá o mote para este belíssimo artigo. Parabéns Rui.

    • A verdade é que a alergia a esta ideia, eu também a tinha… até entender. Ainda bem que podemos mudar as nossas crenças e viver novas experiências. Obrigado António.

  3. ola Gabriel espero que esteja tudo bem contigo porque nao consigo sair do buraco em que me meti nao ha maneira de ficar bem obrigada

    • Olá Maria. Acredito que há sempre uma solução, pelo menos. Desejo-te coragem para tomares as decisões e tudo de bom para ti.