Como Mudar de Vida em 5 Minutos

Quem disse que mudar de vida é complicado?

Workshop #RumoAos100k

Não penses que mudar de vida é difícil. Não é. Não tens de mudar tudo agora, nem tens de mudar nada complicado. Não.

O primeiro problema, quando se quer mudar de vida, é que raramente aceitamos a responsabilidade pela situação em que nos encontramos. Começamos por aí.

Quando estamos numa situação, fomos colocados nela por 3 factores:

  1. As circunstâncias.
  2. As acções de outras pessoas.
  3. As nossas próprias decisões.

Estes 3 ingredientes são os ingredientes deste prato: a nossa situação actual.

Já reparaste que, dos 3 ingredientes, as maior parte das pessoas só usa 2: circunstâncias e as acções de outras pessoas, porém o terceiro ingrediente é o mais importante.

Já vi pessoas nas mais adversas circunstâncias, e no meio da opinião mais negativa prosperarem e criarem vidas maravilhosas.

Também já vi pessoas com as melhores circunstâncias de vida, o maior apoio de toda a gente desperdiçarem a vida.

O ingrediente mais importante é o terceiro: nós mesmos.

Jim John dizia que a direcção do vento é importante, e é igual para todos, porém cada um pode ajustar as suas velas.

Ok?

Este ponto é importante: a responsabilidade pela nossa situação actual, sendo dos 3 ingredientes, é principalmente do terceiro: nossa.

A seguir, precisas entende de que forma as nossas decisões criam a nossa vida.

Isso acontece através dos hábitos.

Não somos o que pensamos e fazemos, transformamo-nos no que pensamos e fazemos todos os dias.

Por isso, para este exercício de mudar de vida em 5 minutos falamos dos hábitos.

E, depois desta introdução, vamos ao método para mudares de vida em 5 minutos.

Para mudares de vida precisas de saber o seguinte:

  1. Saber em que situação te encontras e não gostar dela. Se queres mudar tens de ter consciência do que não está bem na tua vida e querer a mudança.
  2. Ter bem claro na tua mente qual a situação em que queres estar. Pensa um pouco sobre ela e visualiza-a com clareza, como és tu, nessa situação, como são as tuas roupas, o teu porte, a tua satisfação, como são as pessoas à tua volta, as coisas que te rodeiam.
  3. Verificar com honestidade quais os teus hábitos actuais que te colocaram e mantêm na situação actual. Pode ser excesso de trabalho, preguiça, procrastinação, tabaco ou álcool, um feitio violento, ou tímido, hábitos nefastos, sei lá, o que for o teu caso.
  4. Fazer uma lista de todos esses hábitos. Depois classifica-a por ordem de importância: Qual o hábito, ou modo de ser mais responsável pela tua situação actual, depois o seguinte, depois o seguinte e por aí fora.

Depois de teres esta lista, olha bem para o topo. Lá estão aquelas tuas características que são mais difíceis de mudar e que são as maiores responsáveis pela tua infelicidade.

Só de pensar em mudá-las tu desanimas porque não te parece possível, estão tão cravadas em ti, tornaram-te tão dependente que não consegues imaginar ver-te livre delas.
Não te preocupes, não são essas que tu vais mudar. Foca-te em vez disso nas do fundo da lista, nas mais fáceis, naquelas coisas que tu podes mudar sem grande esforço, basta querer e estar atento.

É por aí que inicias a tua mudança de vida, pelas coisas mais prosaicas, mais fáceis. Vais substituindo essas características destrutivas, ainda que moderadamente destrutivas, por outras construtivas, ainda que moderadamente construtivas.

E pronto, é só isso.

Agora parece que te ouço a perguntar:

“Então e as coisas grandes? Aquelas que são as principais responsáveis pela minha situação actual? Não importam?”

É claro que importam.

Importam tanto que sem as dominares nunca terás a tua metamorfose completa, mas deixa-as para o fim.

Vais crescendo desde a base, vais ganhando novos hábitos simples, e vai chegar um dia em que simplesmente decides terminar com um dos hábitos nefastos que te mantêm prisioneiro, mas quando isso acontecer, estás fortalecido por dezenas de pequenas mudanças, efectuadas discretamente, pela calada da noite.

E lembra-te: é verdade que coisas más também acontecem a pessoas boas, porém tu tens o poder de fazer melhor do que as circunstâncias sugerem ou que os outros preferem.

 

 

 


Workshop #RumoAos100k

Recebe os Novos Artigos de RUI GABRIEL CONVENIENTEMENTE na Tua Caixa de Correio: 

Obrigado pelo teu comentário. Respondo sempre a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

One thought on “Como Mudar de Vida em 5 Minutos