Todas as pessoas muito ocupadas usam agendas para não se esquecerem de nada. Tu fazes isso? Achas que precisas de uma agenda para teres sucesso?
Hoje quero falar-te de “agenda” e se precisas de uma para seres bem-sucedido.
Há pessoas que dizem que a saúde, a família, os amigos, e o dinheiro são as coisas mais importantes na vida, e, normalmente por esta ordem. Porém quando vemos em que ocupam o tempo, verificamos que passam praticamente todo o tempo a trabalhar para terem dinheiro, sacrificando frequentemente as outras coisas que, nas suas opiniões, até eram mais importantes.
Isto faz algum sentido? Acho que não. Mas olha: A agenda não mente.
Não quero referir-me somente à agenda de papel, mas sim às nossas atividades diárias que nos ocupam o tempo. Como é o teu dia, assim será o teu futuro, tipo fotocópia reduzida.
Horas de vida diária a fazer certo tipo de coisas, representam a mesma proporção em anos de vida no futuro fazendo essa coisa. Se não te agrada, ou se não é por aí que tu queres que a tua vida siga, pára com isso e muda a tua agenda (ações diárias, não necessariamente a agenda de papel, claro).
Quanto a teres ou não uma agenda electrónica ou de papel, esta é a minha opinião:
Temos metido bem fundo no nosso sistema de valores que as pessoas bem sucedidas são muito ocupadas, usam fatos e relógios caros, bons carros, vivem em boas vizinhanças e consomem comidas, vinhos e acessórios e gadgets caros. Por isso a maioria das pessoas acham que precisam de uma agenda onde anotar a imensidade de coisas que precisam fazer ao longo do dia.
Tu achas que precisas que uma agenda seja ela electrónica ou de papel para seres produtivo?
Na realidade não há respostas conclusivas a não ser esta:
A agenda não tem nada a ver com sucesso ou com fracasso nem o facto de a ter, nem o facto de a usar. O que está directamente ligado com o sucesso é o valor que tem o nosso tempo pelo que fazemos com ele. Ponto final.
Eu pensava que para ter sucesso teria de “copiar as pessoas de sucesso” e elas tinham agendas muito preenchidas. Depois, à medida que fui tendo sucesso eu próprio, reparei que podia multiplicá-lo sem multiplicar as minhas tarefas.
Pelo contrário: quanto mais sucesso mais intensidade colocava no trabalho diário, conseguia muito mais produtividade, mas também mais liberdade, menos coisas para fazer e muito mais tempo livre.
- Compreendi que afinal não precisava de agenda nenhuma porque o que tenho para fazer se resume a duas ou três coisas facilmente memorizáveis.
- Compreendi que me tinha libertado da agenda, do horário fixo, dos “compromissos inadiáveis” e que podia mais ou menos fazer o que me desse na real gana, quando me desse a pancada.
- Que podia (e queria mesmo) não era ter uma agenda, mas o que ela significava: controlar eu mesmo o meu dia, ser eu mesmo dono do meu tempo.
Foi tão interessante esse processo que tenho dedicado uma boa parte do meu tempo co-ajudando outros empreendedores a fazerem algo semelhantes nos seus negócios.
Quanto às outras definições de sucesso que mais ou menos nos são impostas, tenho algo divertido a dizer:
- Reparei que afinal não precisava de relógios caros, e nem uso relógio.
- Compreendi que não precisava de carros de luxo, e nem tenho um carro, comprei 4 e dei-os a outras pessoas que precisavam deles, incluindo 2 para instituições de apoio humanitário em África onde faziam muita falta.
- Compreendi que não precisava de roupas caras.
- Mas entendi que queria o meu tempo para escrever no meu blog, dominar a arte de comunicar ideias e influenciar positivamente as pessoas à minha volta.
- Percebi também que não preciso colocar na agenda um almoço ou jantar com a minha família, porque almoçamos e jantamos sempre juntos.
- Não preciso colocar na agenda as coisas que adoro fazer porque me ocupo delas constantemente em todos os minutos que estou acordado e deixei de fazer todas as outras.
Um amigo perguntou-me o que eu fazia para ter tanto sucesso porque ele queria copiar-me. Ele tinha ouvido dizer para copiarmos os líderes, ou quem já tem aquilo que nós queremos ter.
Mas ele está errado. Nem ele nem tu precisas copiar os líderes e fazer o que eles fazem.
Alias, não é do teu interesse copiar os líderes no que eles fazem mas sim no que eles fizeram, foram e evoluíram até chegarem onde estão.
Não é boa ideia copiar o que se vê, mas é boa ideia entender o que não se vê mas que é de onde vêm todos os resultados: Conhecer os valores, as motivações e as superações de quem tem sucesso e verificar que estejas precisamente no mesmo caminho.
Achas que precisas de uma agenda para te manteres organizado? Usa-a, claro.
Para mim a palavra “agenda” dá-me alguns calafrios porque me recorda do tempo em que tinha de a encher com atividades para me fazer sentir bem. Não tinha sucesso nenhum, mas andava muito ocupado.
Pode ser-te útil para te estruturar as atividades do dia e ajudar-te a estabelecer prioridades. Isso é importante. Usa-a da melhor forma para te libertares dela, um dia. E que esse dia esteja próximo, é o que te desejo.
Um dos sinais de sucesso nos dias de hoje é não ter relógio nem usar agendas. Ser livre de horários fixados por outras pessoas, e poder dedicar o tempo àquilo que realmente é importante para ti.
Podes precisar de uma agenda para teres sucesso, mas vais ver que quando o tiveres não precisarás mais dela.
Adoraria saber a tua opinião quanto a este assunto.
Comenta e partilha esta ideia: estar tão ocupado que precises de uma agenda é sinal de sucesso? Que achas? (comenta abaixo)
» 11 Problemas Complicados dos Profissionais Independentes que têm Respostas Simples
» Como Ter Sucesso Pessoal e nas Organizações, e Criar uma Vida Abundante – Missão, Visão, Valores e Outras Coisas
» 15 Ideias Para Negócios Próprios em Casa Que Podes Começar em Poucos Dias
» O Pato Lixou-se: Os 3 Passos Para Tomares Sempre as Melhores Decisões
» Como Criar Influência nos Negócios
Olá Rui obrigada pela partilha e estou completamente de acordo consigo, o sucesso vem na propensão do que fazemos diariamente com a nossa vida.
Agendas muitos a usam outros nem por isso, eu sou das que não usam, fazem me lembram a rotina de organizar o meu dia no meu local de trabalho.
Se na nossa mente estiver bem descrito o nosso dia a dia é meio caminho andado.
Focar todos os dias a nossa rotina vai chegar ao dia que o nosso sucesso chega😊 Grata pelos seus posts, cada vez mais rendida a eles.
Um beijo😊
Olá Júlia, obrigado pelo teu comentário.
Gosto de dizer que o sucesso vem do que fazemos habitualmente, dos hábitos.
Muito obrigado pelo teu insight.
Olá Sr. Rui não uso agenda para organizar minha vida, e também não uso relógio mas tenho quem me controle o meu tempo, o cmeu pai, que ainda hoje me disse que me pagava era para entrar e sair há hora que ele quisesse e não entrar quando eu queria, mas sim concordo com o seu postado também eu queria ter o meu blog estar o tempo que eu quisesse postando o que eu entendesse, ter a minha própria vida, não quero imitar ninguém mas ser eu mesma, mas gosto de ler o que escreve, parabéns muito sucesso tudo de bom, boa continuação.
Ter uma agenda para mim é sinal de organização, mais é sempre válido andar com uma,sempre têm coisa que devemos anotá. Agenda forma diferente de lembrar dos mossos esforços e das vezes que não o almejamos.é a amiga e companheira do dia a dia e se tornará um livro especial sempre.